Blog

O que é e como Cloud Computing pode ajudar no dia-a-dia da sua empresa.

Cloud-Computing

Ultimamente está se falando muito em computação nas nuvens, mas você sabe o que isso significa e se pode ser realmente vantajoso para a sua empresa? A computação nas nuvens, também chamada de Cloud Computing consiste essencialmente em não ser mais necessário fazer download de uma grande quantidade de aplicativos e programas no seu computador. Ela torna possível executar as mais diversas tarefas diretamente pela internet (de diferentes complexidades), além do acesso a arquivos.

Você não vai mais precisar ter um programa instalado em seu computador para fazer e administrar planilhas, produzir documentos ou para editar materiais em vídeo. Com a computação em nuvem é possível fazer tudo isso diretamente pela internet. A Cloud Computing é como se fosse uma completa prestação de serviços online! Além de executar tarefas, o usuário pode acessar seus arquivos pessoais (imagens, documentos, vídeos, músicas) também por meio da rede.

A computação em nuvem é extremamente vantajosa, primeiro por ser prática. Vamos simular uma situação: a empresa tem muitos documentos, e às vezes é necessário imprimir alguns com urgência. E se você precisar fazer isso e não puder ir até a sua sala ou não estiver com o seu pendrive? Simples: você vai ter acesso a esse documento em qualquer computador, pela internet e poderá imprimi-lo quando quiser.

Por meio da Cloud Computing, os seus arquivos não ficam mais armazenados dentro do computador, eles ficam “na nuvem” e é justamente por isso que essa modalidade de navegação recebe esse nome. Embora já seja usada desde 2008, aproximadamente, de um ano para cá é que se escuta falar muito em computação nas nuvens e sobre os benefícios que ela proporciona.

Para os empresários, apostar na Cloud Computing é sinônimo de economia! A lógica é muito simples: ao optar pelo sistema de computação nas nuvens, será necessário pagar uma taxa para utilizar os serviços. No entanto, se não fizer isso, terá que comprar pacotes de softwares e licenças de utilização (muitas vezes) para os computadores de todos os funcionários, o que acaba custando mais.

Isso sem contar que várias aplicações disponíveis para a computação nas nuvens não tem custo algum! Nos casos em que é necessário pagar, o custo normalmente é calculado apenas pelo tempo de uso, você não paga uma licença integral, como acontece com os softwares. Parece uma diferença insignificante, mas para o orçamento da empresa é importante cortar todos os gastos que forem possíveis.

Além disso, dependendo do ramo da empresa, o uso de softwares pesados faz parte do cotidiano de trabalho e para executar tais programas, não pode ser qualquer computador, e sim uma máquina potente. Com a Cloud Computing, esse problema também não existe mais, pois não vai precisar instalar nada.

Não há dúvidas de que esse tipo de navegação realmente veio para ficar! Outra vantagem: os serviços que você for usar são de responsabilidade do fornecedor, por isso, também não precisa se preocupar em fazer manutenção, beckup ou controle de segurança, apenas usar! A Microsoft é um dos fornecedores dessa navegação.

Tags:

Artigos relacionados

Deixe seu comentário